Informática na Educação


Introdução

O computador se encaixa nos chamados recursos ativos, pois através deste, o aluno é obrigado a desenvolver o uso da pesquisa, elaborar estratégias, emitir pareceres e conclusões, ampliar a sua percepção, desenvolver a sua persistência, a sua flexibilidade cognitiva aprimorando o seu modo de mostrar o que sabe.
Dentro das formas de ensinar do computador, a linha construtivista tem sido bastante adotada no trabalho com crianças nas escolas. Através de trabalhos desenvolvidos especificamente para atuar sob determinadas dificuldades, pode-se descobrir no computador um aliado poderoso na avaliação e no resultado do progresso do aprendizado.

O Laboratório de Informática na Escola Municipal Djair Machado Gomes

Desde julho de 2008 esta implantado no município de Barra Mansa o projeto Biblioteca Digital na Escola Municipal Djair Machado Gomes, onde foram instalados 20 computadores no laboratório de informática, possuindo o serviço de acesso a internet que é banda larga e a utilização do sistema operacional Linux.
O projeto – Biblioteca Digital – recebeu esse nome porque o computador pode ser usado para muito além de joguinhos e desenhos abstratos, também podendo e devendo ser utilizado como uma ferramenta no processo de pesquisa e construção de saberes, rompendo definitivamente com a prática de cursos de iniciação rápida do uso de computador nas escolas públicas.
É estabelecida uma relação com os horários de freqüência dos alunos no laboratório, sendo que a distribuição das turmas pelos horários de sua utilização foi organizada de modo a permitir o atendimento de todas as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental em um dia fixo na semana. A ideia da distribuição foi encaixar o quantitativo total de alunos da unidade escolar na proporção de um aluno por computador quando estivessem na Biblioteca Digital. Para conseguir esse objetivo, as turmas são divididas entre a biblioteca digital e a sala de leitura. Ao acabar o tempo de utilização da biblioteca digital por parte da classe, ocorre a substituição desses alunos pelos que ficaram na sala de leitura, pois a distribuição por classe de alunos nas escolas costuma superar a média de vinte alunos por sala, que é o número de máquinas que foram disponibilizadas na Biblioteca Digital.
     O trabalho é realizado por um instrutor de informática que desenvolve as atividades articulando as com as da sala de aula formal. Desta maneira, buscando não haver descontinuidade no processo de construção de saberes, pois as atividades são programadas de acordo com o conteúdo programático do dia da sala aula formal.
     O computador nessa escola é encarado como uma ferramenta realmente libertadora e possibilitadora de transformação proporcionando aos discentes mais uma ferramenta de inclusão digital com perspectivas no futuro mundo do trabalho.